Existem diversos tipos de guindaste no mercado para as mais variadas necessidades. Por vezes, os tamanhos vão desde os pequenos, de calça – geralmente utilizados no interior de oficinas – os torres – utilizados para a construção de edifícios -, e os flutuantes, adotados em construções de plataformas de petróleo.
Diante dessas informações, a movimentação de carga pode parecer algo bastante complicado. Afinal de contas, realizar o transporte de produtos – muitos deles grandes e pesados – parece ser uma tarefa de alto risco e que exige o cuidado com muitos detalhes. E, de fato, isso é verdade: para que o trabalho seja feito com sucesso, são necessários diversos conhecimentos, acessórios e uma equipe de colaboradores treinados.
O guindaste depende do uso de produtos como gancho para elevação de carga, cinta para movimentação de carga ou cinta para guindaste e manilha para movimentação de carga. Todos esses acessórios devem ser de boa qualidade, tendo sido produzidos de acordo com as normas vigentes no País.
Para operar tanto o equipamento do guindaste quanto os acessórios, ainda se faz necessário uma equipe de colaboradores treinados e devidamente uniformizados, vestindo equipamentos de segurança como capacetes, óculos e botas especiais.